Elevar positivamente o Clima Organizacional onde as pessoas passam a maior parte do seu tempo é questão de inteligência, é pensar em investir no bem maior da organização para que tudo funcione a partir dali. Um colaborador que faz parte de uma entidade com a gestão participativa, que valoriza sua prata da casa e reconhece seu empenho, que disponibiliza o suporte adequado nas suas tarefas diárias e une outras pequenas ações, forma um colaborador mais motivado e que naturalmente produz mais para essa entidade. Compor um clima agradável não é munir-se de ações extraordinárias que coloquem o funcionário em um verdadeiro pedestal, são pequenos gestos de gentileza, inclusive que podem fazer uma diferença como o afago mais doce no seu dia.

Quem descobriu este tesouro e aprendeu a aplicá-lo, já pode colher doces frutos desse investimento, como exemplo o Laboratório Sabin, um dos maiores players do Brasil em Medicina Diagnóstica. Em sua página na Internet, é possível extrair um trecho que relata muito bem o que é investir nas pessoas para obter o resultado para a organização, veja:

O Laboratório Sabin valoriza e trabalha todos os aspectos importantes que envolvem a vida do colaborador – a família, a saúde, a vida financeira, as relações de amizade, os sonhos – para que tenham condições de contribuir na realização da missão do Sabin enquanto caminham em busca da auto realização. Para isso, a empresa oferece um pacote diferenciado de benefícios que contempla pilares como: DESENVOLVER, DESAFIAR, RECONHECER, RECOMPENSAR E COMEMORAR.

Entende agora de uma forma muito ajustada e clara como estamos falando de algo poderoso?

Algumas frases constantemente usadas como:

– “Entrou no trabalho esquece a vida pessoal”. Tornaram-se agressivas e deselegantes, as pessoas são a soma de tudo isso e precisam ter controle emocional para trabalhar todas essas vertentes da vida diariamente e contar com sua empresa como um suporte para caminharem juntas, é magnifico.

Não há o que discutir, investir em Recursos Humanos é o ato mais ousado e eficiente que pode ser praticado. Ser reconhecido, valorizado, acolhido é, na maioria esmagadora das vezes, mais importante do que manter um salário alto em um local frio, impessoal e muitas vezes hostil.

Valorize quem mais pode fazer uma organização caminhar rumo ao progresso: as pessoas que nela trabalham.

Juliana Alves

 

Analista de RH